Menos de três meses depois do lançamento, Fragmentado, quarto álbum de estúdio de Xamã, já passou da marca de 80 milhões de streams nas plataformas digitais. Na última terça-feira (12), o cantor e rapper recebeu da STRM uma placa em homenagem aos primeiros 50 milhões de reproduções do projeto.
Com 25 músicas, o disco é uma viagem pela vida e pela arte de Xamã, misturando estilos como hip hop, MPB, rock e outros ritmos brasileiros. A proposta une diferentes referências e aposta na diversidade, tanto no som quanto na parte visual.
O álbum conta com participações de grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Adriana Calcanhotto, Criolo e Black Alien, e também de artistas da nova geração, como Liniker, BK, Duquesa, Victor Xamã, Major RD, Flora Matos e Agnes Nunes. A atriz Sophie Charlotte também participa, aproximando ainda mais a música de outras formas de arte.
Entre as músicas que mais chamam atenção estão “Aeromoça”, com Flora Matos; “GTA”; “Just Love”, com Agnes Nunes; “Coisa de Pele”, com Duquesa; “Dualidade”; e “Liniker”, parceria com a própria Liniker.
Dividido em três partes, Fragmentado mistura ficção e realidade, memórias e imaginação. O álbum fala sobre família, ancestralidade indígena, espiritualidade e até cinema. Apesar das misturas, o rap no estilo boom bap é a base do trabalho, mostrando que Xamã mantém suas raízes, mas não tem medo de explorar novos caminhos.
No dia seguinte ao lançamento, o artista fez uma audição gratuita no Parque Oeste, em Inhoaíba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, lugar onde cresceu, venceu suas primeiras batalhas de rima e começou sua carreira. Mais de 40 mil pessoas participaram do evento.
Confira “Fragmentado” na íntegra:
