O co-CEO da DC Studios, James Gunn, confirmou que Darkseid não será o “grande vilão” do novo Universo DC. O cineasta explicou que a decisão foi tomada por dois motivos principais: a abordagem de Zack Snyder no antigo DCEU e as semelhanças entre Darkseid e Thanos, da Marvel.
“Antes de tudo, existe todo o universo do Kirby, que ele criou e que é totalmente fascinante. Então, isso já é uma grande parte. São os Novos Deuses em geral que, para mim, são tão interessantes — e estamos lidando com isso em Senhor Milagre. Eu tenho o roteiro aqui na estante, ainda não li. Então há esse aspecto“, começou o diretor, segundo o site IGN.
“E depois há os aspectos de Darkseid em Thanos, que obviamente são muito parecidos. Eles se parecem muito visualmente. E por causa disso — para te dar provavelmente uma resposta maior do que você esperava — usar o Darkseid como o grande vilão agora não é necessariamente o caminho. Por vários motivos: porque o Zack [Snyder] já fez isso de forma muito legal à maneira dele, e também por causa do Thanos, na Marvel”.
Quem será o grande vilão da nova DC?

O Universo DC de James Gunn ainda está em construção, e o diretor já comentou que a flexibilidade é uma das principais qualidades de sua franquia. Isso significa que vários caminhos podem ser explorados antes que o grande vilão seja finalmente revelado, e ele pode ser alguém completamente inesperado.
Com Darkseid fora de cena, surgem especulações sobre quem será o novo “grande mal” do DCU. Gunn ainda não revelou a resposta, mas deu a entender que o próximo grande desafio virá em Man of Tomorrow, sequência de Superman prevista para 2027, que deve introduzir Brainiac como novo antagonista.
No filme, Superman e Lex Luthor devem colocar suas diferenças de lado — ainda que temporariamente — para enfrentar essa ameaça intergaláctica.
Vale lembrar que um tema recorrente em todas as produções do DCU até agora é a forma como os metahumanos são vistos como perigosos. Isso pode abrir caminho para a história de Vandal Savage, considerado o primeiro metahumano da história e responsável por transmitir o metagene à humanidade, um dos maiores e mais antigos vilões do universo DC e ele pode ser o “grande mal” da fase Deuses e Monstros do DCU.
