Criador de Wallace & Gromit diz que estúdio vai usar I.A., mas com “cautela”

Wallace & Gromit: Avengança (Divulgação / Netflix)

O estúdio de animação britânico Aardman, criador de sucessos como Wallace & Gromit e A Fuga das Galinhas, pretende adotar a tecnologia de Inteligência Artificial (I.A.) em suas produções futuras.

No entanto, o chefe do estúdio, Nick Park, afirmou que eles serão “muito cautelosos para não perderem seus valores“, garantindo que a autenticidade e o stop-motion de massinha continuarão sendo sua marca registrada.

Em entrevista à Radio Times, Nick Park, que também é o criador de Wallace & Gromit, comparou o desafio da I.A. com a chegada da animação por computador (CGI) em 1995:

Quando Toy Story foi lançado [em 1995], pensamos: ‘Quanto tempo nos resta?’ Mas conseguimos sobreviver ao CGI. Na verdade, houve um ressurgimento de interesse ao longo dos anos em nossa animação stop-motion. Usamos CGI também, mas a IA é uma coisa totalmente nova“.

A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets (Divulgação / Netflix)
A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets (Divulgação / Netflix)

Park reconheceu que a nova tecnologia gera preocupação, mas vê uma oportunidade para o estúdio:

Obviamente, muitas pessoas vão temer por seus empregos. Queremos abraçar a tecnologia e descobrir de que maneiras ela pode ser útil para nós, talvez para fazer animação um pouco mais rápido, mas seremos muito cautelosos para não perder nossos valores. A argila é o nosso diferencial, e temos orgulho disso. A autenticidade é o mais importante. É onde está o encanto“.

A Aardman lançou no final de 2024 na Netflix o filme Wallace & Gromit: Avengança. O próximo filme do estúdio será Shaun the Sheep: The Beast of Mossy Bottom, com estreia prevista nos cinemas em 2026. Além disso, estão com um projeto em parceria com Pokémon intitulado Pokémon Tales: The Misadventures of Sirfetch’d & Pichu, para 2027.

Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *