A Apple anunciou, nesta segunda-feira (9), o novo sistema operacional iOS 26. Ele já está disponível na versão beta para desenvolvedores e deve chegar ao público geral em julho. A mudança na numeração marca uma nova fase para a empresa que tem a maior reformulação visual desde o iOS 7. O salto do iOS 18 para o iOS 26 é para acompanhar o ano, assim irá manter-se durante todo o ano de 2026.
A atualização apresenta uma interface repaginada, com uso de elementos semitransparentes, ícones mais detalhados e com aparência mais tátil, trazendo também uma experiência visual mais alinhada com os demais sistemas da Apple.
Além disso, o Apple Intelligence veio cheio de novidades interessantes ― agora dá pra traduzir em tempo real, resumir ligações e até criar emojis com uma ajudinha da IA. Falando em ajuda, a Siri, assistente virtual deve finalmente começar a ser integrada no sistema, assim pode utilizar qualquer buscador para completar a pesquisa, incluindo o ChatGPT.
O maior lançamento do iPadOS 26 até hoje, segundo a Apple. O iPad está ficando ainda mais parecido com um Mac. Agora dá para redimensionar janelas de forma bem mais suave e colocar elas onde quiser na tela. Também é possível abrir vários apps ao mesmo tempo, quase como se estivesse usando um desktop.
Um dos destaques para quem usa é a nova barra de menus, que ajuda a encontrar funções e dicas rapidinho usando a busca, e ainda pode ser personalizada pelos desenvolvedores.
O iOS 26 está garantido para todos os modelos de iPhone, a partir da versão iPhone SE (2ª geração) e a versão completa do novo iOS 26 deve chegar em setembro, sem erros e bugs dos novos recursos.
