Prévia de Pokémon Legends: Z-A revela novidades de exploração e batalhas

Pokémon Legends: Z-A (Divulgação / The Pokémon Company)

Um evento da The Pokémon Company em Paris apresentou uma prévia de Pokémon Legends: Z-A. Os jornalistas presentes exploraram a Wild Zone, testaram o modo ZA Royale, enfrentaram um treinador e participaram de uma batalha de Mega Evolução.

A experiência deixou mais claras as mudanças e novidades do jogo em relação à demonstração anterior. Joe Merrick, do site Serebii.net, compartilhou suas primeiras impressões e mais detalhes sobre o que esperar do próximo título da franquia Pokémon.

A exploração em Legends: Z-A

Batalha pelas ruas de Lumiose em Pokémon Legends: Z-A (Reprodução / YouTube)
Batalha pelas ruas de Lumiose em Pokémon Legends: Z-A (Reprodução / YouTube)

Na prévia de Pokémon Legends: Z-A, a exploração da Wild ZOne 6, em Lumiose City, destacou elementos como captura direta de Pokémon, comportamento variado das espécies e batalhas mais estratégicas.

Os Pokémon Alpha se mostraram desafiadores devido à diferença de níveis, exigindo o uso de itens e do cenário urbano para evitar ataques, além de maior raciocínio tático. A mecânica de obstáculos, posicionamento e distância — inclusive a altura em que alguns Pokémon voam — adicionou novas camadas de estratégia às lutas.

A prévia confirmou o ciclo dia-noite e revelou detalhes da Wild Zone, como exploração variada e a ausência de Centros Pokémon, obrigando o jogador a usar mais itens ou recorrer a Cafés para se curar. O sistema de spawn é mais próximo de Legends: Arceus do que de Scarlet & Violet.

Ainda não há informações sobre como encontrar um Pokémon Shiny (ou Brilhante). Apesar das dúvidas sobre Shiny e a randomização dos encontros, o jogo mostrou boa variedade de aparições e conteúdo em cada área explorada.

As batalhas em Pokémon Legends: Z-A

Batalha contra Rintaro em Pokémon Legends: Z-A (Reprodução / YouTube)
Batalha contra Rintaro em Pokémon Legends: Z-A (Reprodução / YouTube)

Sistema de batalha

As batalhas em Pokémon Legends: Z-A exigem estratégia além dos ataques supereficazes, já que os Pokémon selvagens podem interromper movimentos, forçando o jogador a pensar em posicionamento, efeitos secundários e vulnerabilidades.

O sistema traz limites temporários para buffs e debuffs. Usar movimentos repetidamente, como Growl, para reduzir o ataque inimigo pode não ser uma boa estratégia e traz consequências para o próprio Pokémon que o executa.

O jogo introduz os Plus Moves, que aumentam o poder de um ataque, mas consomem o medidor de Mega Energia.

Os status se assemelham aos de Legends: Arceus. Por exemplo, ao usar Sleep Powder, o alvo não dormirá totalmente, mas ficará sonolento.

Embora não haja Abilities, os Held Items estão presentes. O sistema de batalha, inicialmente visto com preocupação, mostrou ter grande potencial, especialmente para o modo multijogador.

ZA Royale

O ZA Royale apresentou tarefas extras para ganhar pontos. Nessa apresentação, as batalhas foram relativamente fáceis devido ao nível da equipe fornecida. Uma luta final contra um treinador chamado Rintaro trouxe uma experiência semelhante à de um ginásio.

Apesar da baixa dificuldade, o modo se destacou pela variedade de objetivos e pelo estilo divertido de progressão. Para subir de nível, é necessário cumprir tarefas como nocautear o oponente com um ataque surpresa ou usar um movimento específico.

Mega Evolução

Batalha contra Rogue Mega Victreebel em Pokémon Legends: Z-A (Reprodução / YouTube)
Batalha contra Rogue Mega Victreebel em Pokémon Legends: Z-A (Reprodução / YouTube)

A batalha contra o Rogue Mega Victreebel foi mais desafiadora do que a prévia anterior, que envolveu Absol, exigindo estratégias de reposicionamento para lidar com ataques venenosos e em área.

Usando Houndoom e outros Pokémon com Mega Evolução, Joe Merrick relatou que venceu sem perdas e conquistou a Victreebelite, embora outros participantes tenham encontrado mais dificuldade.

Foi comum encontrar comentários na internete dizendo que o Legends: Z-A é mais difícil que os jogos anteriores, vale ressaltar que os Pokémon X e Y foram avaliados pelos jogadores entre os mais fáceis da franquia.

Outros detalhes

Subindo de Rank no ZA Royale em Pokémon Legends: Z-A (Reprodução / YouTube)
Subindo de Rank no ZA Royale em Pokémon Legends: Z-A (Reprodução / YouTube)

A prévia mostrou que Pokémon Legends: Z-A terá ampla personalização de treinadores. A evolução e o aprendizado de movimentos seguem o sistema ágil de Legends: Arceus, permitindo ensinar técnicas diretamente pelo menu.

No Switch 2, o jogo rodou a 60 fps, com visuais nítidos e boa distância de visão para os Pokémon selvagens, embora ainda haja preocupação com o pop-in de personagens visto em um vídeo.

A trilha sonora traz remixes de músicas de X e Y, que se encaixam naturalmente na experiência.

Pokémon Legends: Z-A tem lançamento previsto para 16 de outubro para Nintendo Switch e Nintendo Switch 2.

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