Show de Lady Gaga em Copacabana deve injetar R$ 600 milhões na economia do Rio

A apresentação gratuita de Lady Gaga na Praia de Copacabana, marcada para o dia 3 de maio, promete ser um dos maiores eventos do ano no Rio de Janeiro — e não apenas em termos de entretenimento. De acordo com um estudo da Prefeitura do Rio, elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e pela Riotur, a expectativa é que o show movimente cerca de R$ 600 milhões na economia da cidade.

A estimativa de público é de 1,6 milhão de pessoas, sendo 240 mil turistas, dos quais 80% são estrangeiros. O restante, cerca de 1,36 milhão, corresponde a cariocas e moradores da Região Metropolitana. O evento, que já faz parte do Calendário Oficial da Cidade, integra uma série de megashows internacionais previstos para acontecer sempre em maio até, pelo menos, 2028.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, a iniciativa de realizar anualmente um grande show internacional em Copacabana tem impacto direto na geração de emprego e renda:

“Foi uma ideia super acertada do prefeito Eduardo Paes. Do ponto de vista econômico, é ainda mais relevante por acontecer em um mês antes considerado de baixa temporada, com hotéis cheios e aumento de consumo em bares, restaurantes e no comércio”, destacou.

O estudo também estimou os gastos médios por turista: R$ 590,40 por dia para estrangeiros, R$ 515,84 para brasileiros e R$ 133,60 para cariocas e moradores da região. A previsão é que os turistas permaneçam, em média, quatro dias na cidade (estrangeiros) e três dias (nacionais). Como o show acontece logo após o feriado de 1º de maio, espera-se uma movimentação ainda maior na cidade, com aumento de 27,5% no impacto econômico em relação ao show da Madonna, realizado em 2024.

Além dos benefícios financeiros diretos, o evento também trará ganhos para a imagem internacional do Rio. A simples confirmação do show de Lady Gaga já gerou um equivalente a R$ 280,5 milhões em publicidade espontânea na mídia global — valor que pode ultrapassar R$ 1 bilhão após a realização do show.

“O show da Lady Gaga, além de reforçar a nossa capacidade em sediar grandes eventos, promove o Rio como um destino turístico completo”, afirma o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.

Comparativo com o show da Madonna em 2024

A apresentação de Madonna, em maio de 2024, é usada como parâmetro para a projeção de impacto do show de Lady Gaga. Com o mesmo público estimado (1,6 milhão), o evento da Rainha do Pop movimentou R$ 469,4 milhões na economia carioca e gerou R$ 1,4 bilhão em mídia espontânea internacional.

A performance também teve reflexo direto na arrecadação do município. Houve um crescimento real de 13,8% na arrecadação de ISS de serviços ligados ao evento, entre maio de 2023 e maio de 2024. O aumento foi de R$ 7,3 milhões, passando de R$ 52,5 milhões para R$ 59,8 milhões.

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